Vegetação aberta está perdendo espaço na Reserva do Panga, mostra estudo da UFU

Em 24 de abril de 2021, foi publicada no G1 Triângulo e Alto Paranaíba uma reportagem sobre o adensamento do Cerrado. O estudo foi realizado pelos pesquisadores que atuam no PELD, Dr. Denis Coelho de Oliveira e Msc. Rogério Victor Gonçalves.

Foi possível mostrar que áreas preservadas de Cerrado estão sendo invadidas por formações florestais, que aumentaram de 7% para 11%, entre 1987 e 2019.

2.jpg

Reserva do Panga, no Triângulo Mineiro

No dia 15 de dezembro de 2020 foi lançado o livro "Bio HQ - Biologia em quadrinho", da Zarabatana Books. A obra reúne histórias de diferentes áreas da biologia. Cada história foi idealizada por quadrinistras juntamente com pesquisadores do PELD-TMSG, considerando as pesquisas desenvolvidas por cada grupo.

Imagem2.png

Clique no lápis e veja a reportagem sobre o conteúdo da obra e como foi idealizada.

Mil exemplares foram distribuídos gratuitamente na rede de escolas estaduais e municipais. Para adquirir um exemplar,                            . Aproveitem!  

Série PELD

Em 22 de maio de 2020, o CNPq lançou uma série de vídeos que divulgam o Programa PELD. Os vídeos buscam informar todos os brasileiros sobre os benefícios do Programa e a necessidade das pesquisas para garantir o bem social e a preservação de nossos recursos naturais.  

Para saber mais sobre a gestão do Programa PELD

PELD e mudanças climáticas. Por que realizar pesquisas de longa duração?

Para saber mais sobre o nosso sítio, o PELD Triângulo Mineiro e Sul de Goiás

UFU desenvolve pesquisa sobre mamíferos no Parque do Pau Furado, entre Uberlândia e Araguari

Publicado no G1 em 22/01/2020

Estudo coordenado pela Profa. Natália Mundim Tôrres verificou a presença de várias espécies, como javalis, tatupebas e onças-pardas. Pesquisadores querem entender reflexo do incêndio recente na fauna local

JORNAL PARANAÍBA - Depois de 15 dias do incêndio, há sinais de recuperação na Reserva do Panga

Em 2017, a reserva Panga, uma RPPN próxima ao município de Uberlândia, MG, passou por mais um incêndio. Os incêndios são comuns no Cerrado e muitas vezes necessários para que o equilíbrio ecológico se mantenha.

 

Entretanto, sua alta frequência decorrente de incêndios criminosos ou causados acidentalmente pelo homem pode levar a uma perda da biodiversidade ou alterações nas comunidades.