Área de Estudo: total de 136.784 km²

        Atualmente, o sitio-PELD “Triângulo Mineiro e Sudeste de Goiás (sub-bacia do Rio Paranaíba)” engloba dois Parques Estaduais, três RPPNs e oito remanescentes de florestas estacionais semideciduais. Todos estes locais (situados entre as coordenadas 17° 47’ e 19° 15’ Sul e 47° 06’ e 48° 24’ Oeste) estão dentro da bacia do Rio Paranaíba e assim compartilham condições ecológicas (contemporâneas e históricas) similares. Estas áreas também têm processos de interferência humana semelhantes, com aproveitamento agropecuário já tradicional, impactos de instalações hidroelétricas e recente intensificação do processo de urbanização. 

Sub-bacia do Rio Paranaíba

 

Os fragmentos estudados compartilham condições ecológicas similares. Ao todo toalizam uma área de 18.561.650 m², distribuída em dois Parques Estaduais (PE da Serra de Caldas Novas-GO e Parque Estadual de Pau Furado -MG), 3 RPPNs e 8 fragmentos distribuídos pelo triângulo mineiro.

Mapa: Rogério Victor S. Gonçalves

Fragmentos em áreas de proteção ambiental

1 - Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCAN)

            O Pescan possui uma área de 12.500 ha e está localizado na região sudeste do estado de Goiás (17° 45’ S, 48° 41’ O). Apresenta vegetação típica do Cerrado, sendo constituído de um mosaico de fitofisionomias que se estende desde cerrado sensu stricto, campo sujo e campo limpo, principalmente no platô da Serra, cerrado e campo rupestre nas encostas com afloramentos rochosos, algumas manchas de cerradão, veredas em locais úmidos e matas de galeria junto aos córregos e nascentes nos vales da encosta.

             

Foto: Ana Silvia FP Moreira
 Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, Goiás 

             A pluviosidade média anual da região é de 1.500 mm, com verão quente e chuvoso e inverno seco, sendo a temperatura média anual de 23°C. Essas características climáticas se enquadram no tipo Aw. A vegetação do parque encontra-se em um bom estado de conservação, entretanto foram relatadas ocorrência de fogo intenso nos anos de 2002, 2006, entre outras, sendo a última ocorrência relatada em setembro de 2011.

2 - Parque Estadual de Pau Furado

         O Parque Estadual de Pau Furado abrange uma área de 2.200 ha e abriga importantes remanescentes do bioma Cerrado. Criado em janeiro de 2007, é a primeira unidade de conservação da categoria localizada no Triângulo Mineiro (Uberlândia e Araguari), uma das regiões do Estado mais atingidas pelo desmatamento ao longo dos anos e onde o IEF tem priorizado a conservação. Nas áreas de topo de chapadas, geralmente bastante planas, foram intensamente modificadas não restando vegetação natural, exceto em pequenos fragmentos ao longo de veredas ou importantes cursos d’água perenes.

3 - RPPN Estação Ecológica do Panga (EEP)

         Esta é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (Portaria IBAMA nº 072/97 de 4 de junho de 1997) que foi criada em 1986 pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a realização de pesquisas em ambientes naturais preservados. A EEP tem uma área de 403,85 ha e está situada a cerca de 30 km ao sul do centro da cidade de Uberlândia, MG (19o10’S, 48o24’O).

        A EEP contém vários tipos de vegetação característicos da região do bioma Cerrado, incluindo-se vegetações savânicas, como o cerrado ralo e o cerrado sentido restrito, vegetações florestais, como o cerradão e as matas de galeria, e vegetações campestres como os campos úmidos. A EEP está situada a uma altitude que varia entre 740 e 830 m acima do nível do mar. Em sua grande extensão, o relevo é plano a sub-plano com declividades menores que 3%. O solo predominante é o Latossolo Vermelho-Amarelo, caracterizado como um solo profundo, distrófico e com textura granular média. Há ainda solos hidromórficos de textura arenosa no fundo dos vales e nódulos ferruginosos disseminados de forma irregular pela reserva. O clima da região é caracterizado por verão chuvoso e inverno seco. A precipitação média anual na região de Uberlândia, medida entre os anos de 2004 e 2007, foi de 1601 mm, enquanto a temperatura média mensal foi de 22,8 oC. A distribuição das chuvas é fortemente sazonal, já que mais de 70% da precipitação anual ocorre entre novembro e março.

4 - RPPN Clube de Caça e Pesca Itororó de Uberlândia

 

         Esta RPPN está localizada no Município de Uberlândia nas coordenadas 18o 59’ S e 48o 18’ O, a 850 m de altitude, próximo ao Rio Uberabinha. Possui área total de 640 hectares, composta por cerrado sentido restrito e vereda (127 hectares). A reserva é utilizada para o desenvolvimento de pesquisas científicas pela Universidade Federal de Uberlândia e não ocorre visitação pública. O clima e as características do solo desta RPPN são bem similares as apresentadas para a Estação Ecológica do Panga.

5 - Estação Ambiental Galheiro

         Está localizada no Município de Perdizes, Minas Gerais, entre as coordenadas 19o 10’ e 19o 15’ Sul e 47o 06’ e 47o 11’ Oeste, a 890 m de altitude, às margens do reservatório de Nova Ponte, na confluência do Rio Galheiro com o Rio Quebra-Anzol. Possui área de 2.847 hectares, com predomínio de áreas de cerrado sentido restrito. Outras formações vegetais ali presentes incluem campos e florestas semidecíduas.

Fragmentos isolados 

            A proposta prevê também atividades em oito remanescentes de floresta estacional semidecidual. O tamanho e a localização de cada um deles encontram-se descritos na tabela 1.

Tabela 1 – Relação dos fragmentos de floresta estacional semidecidual a serem estudados na Região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais (Schiavini & cols.), seguidos do município, Bacia, área total, coordenadas geográficas e amplitude altitudinal.